sexta-feira, 22 de março de 2013

Pavimento muda de cor com a presença de gelo

Foi desenvolvido na Universidade do Minho um pavimento que muda de cor quando se forma gelo na sua superfície. Essa mudança de cor é possível graças à introdução de nanocompósitos à base de óxidos nos pavimentos tradicionais. Este projecto é liderado por Joaquim Carneiro, professor e investigador da Universidade do Minho, que de forma resumida explica como funciona este pavimento: "quando a temperatura baixa ao ponto de congelação da água (0ºC) é produzida uma reacção que leva o asfalto a adquirir a cor vermelha. Os condutores apercebem-se, assim, das zonas onde se formam as placas de gelo e tomam as devidas precauções".

As nanopartículas têm ainda outra vantagem: são capazes de limpar o asfalto, reagindo quimicamente com o óleo que derrama dos veículos para a estrada, convertendo-o em dióxido de carbono e água.

Esta inovação já despertou o interesse do governo finlandês. Mas Joaquim Carneiro acredita que mais governos poderão se interessar por esta solução para pavimentos com gelo: "acreditamos que os testes serão positivos e a implementação deste "asfalto inteligente" uma realidade a médio prazo, promovendo a prevenção rodoviária e evitando acidentes em todo o Mundo, em especial nas regiões frias e montanhosas, como Escandinávia, Canadá, Rússia ou Andes".










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO