quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Aldis implementou gestão de armazém Eye Peak

A Aldis - Distribuidora Alimentar S.A. - é a mais recente empresa de um grupo que tem como casa mãe a Novagest e que inclui ainda outras empresas. Localizada na zona industrial de Viana (Angola), a Aldis é uma plataforma de distribuição alimentar com capacidade para receber e armazenar um elevado número de mercadorias. A sua missão é fornecer as operações da Novagest, bem como de terceiros, privilegiando a compra de produtos locais (angolanos) dinamizando assim o sector da produção agrícola.

A casa mãe e principal cliente (Novagest) é uma empresa especializada em gestão hoteleira e restauração colectiva, com clientes na área das companhias petrolíferas e diamantíferas que actuam em território angolano. Consequentemente, os produtos que estão na base da actividade da Aldis são produtos alimentares, muitos dos quais com prazos de validade curtos, como os hortícolas, por exemplo. Consequentemente impõe-se uma gestão rigorosa de todos os produtos que entram e saem dos seus armazéns.

Como referiu Sérgio Andrade, director de sistemas de informação do grupo de empresas a que pertence a Aldis, "precisávamos de uma solução de gestão de armazém inteligente que permitisse a optimização do espaço e a integração com o ERP Primavera (solução integrada de gestão) utilizado na empresa". Como é habitual nestes processos, os responsáveis da Aldis consideraram várias soluções existentes no mercado e acabaram por optar pela solução de gestão de armazém Eye Peack comercializada pela Sinfic.

O "diálogo" entre a solução de gestão de armazém e o ERP Primavera era um aspecto muito importante para os responsáveis da Aldis, dado que podem trocar informação de forma linear, agilizando os processos de gestão. Para se ter uma ideia da complexidade das operações de armazém da Aldis, esta empresa conta com três armazéns numa mesma área, mas que funcionam como se fosse apenas um armazém. A quantidade de referências em armazém ronda as 2500 e existe uma grande rotação dos produtos (entrada e saída), dado que estamos perante muitos produtos alimentares frescos ou com prazos de validade bastante curtos.

A solução
A solução de gestão de armazém implementada pela Aldis tem uma componente de software servidor e outra componente de software terminal. O armazém está organizado de uma forma lógica, estando as diversas posições de armazenamento devidamente numeradas. Após o lançamento de um processo de expedição, o software gera um picking orientado, guiando o operador através das localizações.

Os terminais móveis lêem os códigos de barras das localizações e comunicam essa informação em tempo real à componente servidor, que por sua a vez a comunica à solução ERP no final do processo de picking. É seguido o mesmo processo em sentido inverso (do ERP para a solução de gestão de armazém). A comunicação em tempo real é possibilitada por uma rede sem fios que serve os armazéns.

A implementação da solução de gestão de armazém aconteceu praticamente com o arranque da actividade da Aldis, pelo que não podemos falar da experiência da empresa antes e depois dessa implementação. No entanto, Sérgio Andrade referiu-nos alguns dos grandes objectivos que pretendiam atingir com a implementação da solução de gestão de armazém. Um deles era a rastreabilidade dos produtos. Ou seja, era importante para a empresa saber a quem comprou um determinado produto, por onde passou nos armazéns e para onde foi em termos de cliente final.

Paralelamente era importante ter um controlo rigoroso das movimentações dos produtos em armazém, bem como dos seus prazos de validade, dado que neste negócio não é aceitável entregar produtos para consumo fora do prazo de validade ou com este quase a expirar. A resposta atempada e adequada aos pedidos de cada cliente era outro objectivo que foi cumprido com a solução de gestão de armazém implementada.

Quanto à integração da solução de gestão de armazém com o ERP Primavera, permite duas grandes vantagens. Por um lado, evita a duplicidade de lançamentos, ou seja, replicar manualmente a informação de uma solução para a outra. Por outro lado, a comunicação entre as duas soluções evita erros típicos inerentes à replicação manual da informação. Podemos falar ainda da rapidez de espelhamento da informação nas duas soluções, dado que a comunicação entre o ERP Primavera e a solução de gestão de armazém (e vice-versa) é efectuada em tempo real e de forma automática.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO