terça-feira, 30 de outubro de 2012

Sector eléctrico em discussão em Lisboa com a participação de especialistas europeus

O 4.º Encontro ELECPOR recebe em Portugal dois reconhecidos especialistas internacionais da área energética para debater o tema "Perspectivas e Desafios para o Sector Eléctrico. O Sistema Ibérico no contexto global". Marco Baroni e Oscar Arnedillo marcarão presença, neste que é já um evento anual de referência do sector eléctrico, para analisarem, juntamente com alguns especialistas nacionais, as perspectivas globais e ibéricas a médio e longo prazo.

Marco Baroni, Senior Energy Analyst da Agência Internacional de Energia, irá apresentar a edição de 2012 do mais importante anuário sobre o sector, no dia seguinte ao da sua divulgação geral em Paris. A sua intervenção, "The World Energy Outlook 2012. Key messages and European view", permitirá uma visão actualizada das perspectivas e tendências globais do sector energético, em geral, e do sector eléctrico em particular, os quais atravessam um clima de incerteza, agravado por recentes acontecimentos, tais como o acidente nuclear de Fukushima, a agitação política no Norte de África e no Médio Oriente, ou a crise económica e financeira que afecta vários países europeus.

A segunda conferência estará a cargo de Oscar Arnedillo, Director/Senior Vice President da NERA (National Economic Research Associates), o qual irá concentrar-se no panorama Ibérico, com uma intervenção sobre "The Iberian Power Sector in a Global Framework. The Challenges ahead". Nela procurará analisar, dentro do enquadramento global anterior, o caso específico do sector eléctrico português e espanhol, confrontado com variáveis críticas para o seu desenvolvimento, de que se destaca o decréscimo dos consumos, a crescente penetração de renováveis, o custo dos investimentos, o aumento da fiscalidade e a necessidade de satisfação de metas impostas pela Comissão Europeia para 2020.

A seguir decorrerá uma mesa redonda, moderada por João Nascimento Baptista, Director Geral da ELECPOR, que contará com a presença dos oradores anteriores e de José Carvalho Netto, Presidente do Conselho de Administração do OMIP, Pedro Neves Ferreira, Director de Planeamento Energético da EDP, e de Victor Perez, Senior Partner da A.T.Kearney.

As conclusões estarão a cargo de João Manso Neto, Presidente da ELECPOR, e o Encontro será encerrado por Artur Trindade, Secretário de Estado da Energia.

Programa

Data: 13 de Novembro de 2012 – terça-feira

Local: Hotel Tiara Park Atlantic, Lisboa

Hora: 09h00 – 13h00

9:00h Recepção dos participantes

9:30h Abertura

9:40h "The World Energy Outlook 2012. Key messages and European view"
Conferencista: Marco Baroni, Senior Energy Analyst, International Energy Agency

10:10h "The Iberian Power Sector in a Global Framework. The Challenges ahead"
Conferencista: Oscar Arnedillo, Director/Senior Vice President, NERA

10:40h Debate

11:00h Pausa-Café

11.30h Mesa redonda
Moderador: João Nascimento Baptista, Director Geral, ELECPOR

Participantes:
· Marco Baroni
· Oscar Arnedillo
· José Carvalho Netto, Presidente, OMIP
·Victor Perez, Senior Partner, A.T.Kearney
· Pedro Neves Ferreira, Director de Planeamento Energético, EDP

12:30h Debate

13:00h Conclusões e Encerramento

· João Manso Neto, Presidente, ELECPOR
· Artur Trindade, Secretário de Estado da Energia










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO