terça-feira, 2 de outubro de 2012

Construção do Estádio do Maracanã

A construção do Estádio do Maracanã prevê que este fique com capacidade para 78 mil espectadores. Cerca de 80% das bancadas originais foram demolidas, tendo apenas permanecido um trecho das bancadas da arquitectura original. Neste momento estima-se que as obras no Maracanã já tenham ultrapassado 60% do total, antevendo-se uma conclusão atempada até Fevereiro de 2013, dentro dos prazos estabelecidos pela FIFA para a conclusão das obras nos estádios que vão receber o Mundial 2014.

A estrutura das bancadas novas é constituída por módulos metálicos que irão receber degraus em betão pré-fabricado. No projecto inicial estavam previstos dois anéis de bancadas, mas a nova versão que está a ser executada prevê um corpo único para a bancada.

Tendo em conta que o estádio se destina não só a futebol mas também a espectáculos, concertos, entre outros, houve a preocupação de dimensionar as estruturas para suportarem grandes frequências de vibração. O engenheiro responsável pelo cálculo estrutural, João Luis Casagrande, explica a solução: "A melhor solução encontrada, tanto do ponto de vista económico quanto em relação ao prazo, foi um sistema de amortecimento chamado de contraforte. Sob a área mais baixa da bancada, foi criada uma espécie de piscina de betão, que também utilizou resíduos da demolição do estádio e do solo retirado para as fundações".

No que diz respeito à cobertura optou-se pela demolição da mesma que era em betão e apresentava de forma considerável corrosão, a nova solução, segundo o arquitecto Bernard Malafaia, é a seguinte: "A nova cobertura será composta de cabos tensionados e uma membrana de PTFE, um material composto por PVC e teflon". Esta cobertura irá também captar águas da chuva que serão reutilizadas nas instalações sanitárias para o uso não potável.

Na cobertura haverá também a instalação de painéis fotovoltaicos que transformará a luz solar em energia eléctrica.

Veja de seguida imagens das obras e da construção do Estádio do Maracanã...










1 Comentário:

Anónimo disse...

pessimo projeto.......

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO