quarta-feira, 11 de julho de 2012

Praça das Cardosas

Desde a inauguração do Hotel Intercontinental, em plena Avenida dos Aliados, no Porto, que a contagem decrescente para a abertura ao público da Praça das Cardosas se fazia com alguma curiosidade. Este espaço privado de uso público, inaugurado no passado dia 5 de Julho, ocupa o miolo de um quarteirão entre as Ruas de Trindade Coelho e das Flores e pretende servir de elemento impulsionador à reabilitação urbana de toda esta área do centro histórico.

A Praça, ainda sem lojas abertas, irá acolher em breve o Porto Welcome Center, uma loja interactiva do Turismo do Porto e do Norte - acção que demonstra a vontade de abrir as portas da cidade aos seus habitantes e ao mundo. Os apartamentos do empreendimento Passeio das Cardosas aguardam ainda a finalização, planeada para Fevereiro do próximo ano.
Esta grande transformação só foi possível devido a uma parceria público-privada entre a SRU e a construtora Lucios.

Custa-me ver os quarteirões recuperados do centro transformados em condomínios de habitação de luxo... mas não vale a pena acreditar que é possível recuperar a cidade através apenas do investimento da Câmara - se é este o caminho para se conseguir que a reabilitação da cidade se concretize, que seja. Esperemos agora que estas acções de fundo sirvam de rede segura a outros investimentos, que, sendo menos ambiciosos, são também eles necessários numa cidade que é feita não só de grandes investidores, mas também de pequenos proprietários e jovens com pouco dinheiro, mas muita vontade de reanimar o centro.

Que esta seja apenas mais uma fase de todo este desejado processo!

[crédito das imagens: Ana Pina]

---
Artigo escrito por Ana Pina, nascida no Porto em 1980. Formada em arquitectura pela FAUP desde 2004, divide agora as suas paixões entre a ilustração e a joalharia contemporânea. Colabora com o Engenharia e Construção desde Setembro de 2011.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO