sexta-feira, 20 de julho de 2012

Política ambiental da Imorendimento optimiza gestão financeira

A Imorendimento está a implementar um conjunto que medidas de sustentabilidade ambiental, destinado a optimizar a gestão do património imobiliário, envolvendo neste projecto todos os parceiros, agentes exteriores e colaboradores afectos à empresa. Desta forma, a Imorendimento pretende melhorar a performance interna e de gestão do património, reduzindo os consumos de matéria proveniente de recursos naturais não renováveis, valorizando, ao mesmo tempo, a reutilização e a reciclagem.

Esta política ambiental assenta num conjunto de critérios e regras que devem ser obedecidas na concepção de novos projectos e nas intervenções no edificado, contribuindo, assim, para a minimização da poluição e da contaminação dos recursos naturais e apostando na protecção da biodiversidade e na valorização dos resíduos sólidos.

Algumas das medidas que arrancaram no ano passado em alguns dos empreendimentos da Imorendimento permitiram já reduzir 17% nos consumos energéticos e 11% no consumo da água e 2% nos resíduos depositados em aterro. Esta intervenção resultou ainda num crescimento de 33% dos resíduos enviados para reciclagem e de 740 % de resíduos enviados para compostagem.

Para obedecer a estes princípios, os projectos com a marca Imorendimento deverão estar em conformidade regulamentar com a legislação em vigor, mesmo que a dimensão dos mesmos não obrigue, legalmente, à realização de procedimentos de Avaliação de Impacte Ambiental. Isto obriga a que os parceiros escolhidos para a concepção, estudo e projecto estejam certificados e aptos para implementar medidas como a redução do uso do solo em todos os empreendimentos, a implementação de medidas de redução do consumo de água (com o consequente tratamento e reutilização das águas residuais), redução das emissões de CO2 e reforço das fontes de energia provenientes de recursos naturais renováveis, entre outras.

Com esta política ambiental, a Imorendimento obriga, ainda, a que todos os projectos a serem analisados se façam acompanhar de um plano de exploração e operação do edifício, que garanta a sustentabilidade ambiental do projecto ao longo do seu ciclo de vida. Os parceiros da Imorendimento são também incluídos na Política Ambiental da Imorendimento ao serem convidados a contribuir e a seguir as normas de comportamento e operação da Imorendimento e indicadas na Política de Compras e Fornecedores.

Esta política ambiental da Imorendimento não se aplica apenas ao vasto património imobiliário gerido pela empresa. Tem também aplicabilidade interna, abrangendo toda sua a equipa de profissionais. Assim sendo, os objectivos internos de melhoria do desempenho ambiental passam pela redução das emissões de CO2 em viagens e deslocações de serviço, a redução dos consumos energéticos e a reconversão da frota automóvel, com veículos que produzam emissões inferiores de CO2.

Todas estas medidas estão sujeitas a um plano de controlo interno e auditoria, a realizar anualmente, através do qual será avaliado a performance no ano sobre o qual incide o estudo e definidos os objetivos e metas para o ano seguinte.

Sobre a Imorendimento
A Imorendimento representa a designação comercial de um grupo de empresas que opera na área do investimento institucional e gestão de activos imobiliários. A actividade a Imorendimento integra fundos imobiliários nacionais e europeus, bem como outros veículos de investimento directo. A Imorendimento é actualmente constituída pela sociedade gestora de FII portugueses, uma empresa gestora para FII internacionais e outras empresas-veículo para investimento directo em propriedades. É responsável pela gestão de um património imobiliário de vários milhões de euros.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO