quinta-feira, 5 de julho de 2012

Kilamba, a cidade fantasma de Angola

A fase de elevada intensidade na construção em Angola não é novidade há muitos anos. Por vezes até se pode falar em megalomania tendo em conta o estado geral do país e da sua população. Desta feita a megalomania foi ultrapassada e a Cidade de Kilamba, construída do zero pelos chineses, está deserta. Isso mesmo, a China International Trust and Investment Corporation (CITIC) gastou 3500 milhões de dólares nesta urbanização que, uma vez completa, ocupará 5000 hectares, e essa cidade é já apelidada de a cidade fantasma.

Esta cidade faz parte de um conjunto de cidades "satélite" que os chineses estão a construir em Angola desde que iniciaram o seu forte investimento nesse país. A ideia do governo angolano era conseguir que a classe média de Luanda fosse para esta nova cidade, que se situa a apenas 30 Km de distância. No entanto a classe média angolana parece não ter o poder de compra que o governo angolano julgava, e neste momento a cidade está vazia.
Os apartamentos estão a ser vendidos entre os 120 mil e os 200 mil dólares. Angola pagou esta cidade à empresa chinesa com petróleo.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO