domingo, 1 de abril de 2012

Obras de reforço e reabilitação na ponte internacional de Valença

Durante cinco meses a circulação automóvel na ponte internacional de Valença será condicionada devido às obras de reforço e reabilitação que vão ter lugar lá. Com inicio previsto para esta segunda-feira, as obras vão implicar que o trânsito seja alternado, situação que será controlada através da utilização de semáforos. Os trabalhos previstos para esta empreitada incluem a reabilitação de quatro pilares e o reforço e reabilitação das alvenarias da estrutura. A empreitada tem um valor de 3,5 milhões de euros e a duração prevista para a sua execução é de 1 ano.

Constituída por uma super-estrutura em viga metálica de treliça, de rótula múltipla, com cinco tramos contínuos, esta ponte assegura as ligações rodoviárias e ferroviárias entre Valença e Tui (Galiza). A ponte internacional de Valença tem a curiosidade de pertencer a quatro entidades, duas portuguesas e duas espanholas: REFER, Estradas de Portugal, Administrador de Infraestructuras Ferroviarias (ADIF) e Dirección General de Carreteras.
Esta empreitada será realizada sem qualquer tipo de carácter de urgência, constituindo por isso uma acção preventiva e de conservação da ponte.

A ponte internacional de Valença desempenha um papel fundamental na ligação da Galiza ao Norte de Portugal, especialmente no que diz respeito ao transporte ferroviário.










1 Comentário:

Anónimo disse...

Boa noite.

É verdade. De facto esta ponte faz ligação de Portugal (não apenas o Norte, mas sim acesso pelo Norte) à Galiza por via férrea.
Sabiam que este acesso é feito apenas e só por esta mesma linha??
Dá vontade de rir quando se houve as gentes do Sul e ainda mais incrivel politicos do Norte(ainda no outro dia o presidente Rui Rio fez questão de referir, apenas na recta final do seu mandato a frente da Camara do Porto, existir apenas uma ligação via ferrea pelo norte de Portugal a Espanha) estarem a discutir o avanço ou não do TGV, quando ao mais basico nivel da via ferrea existe apenas e só esta linha. Como ninguem discute o aumento do numero de linhas(quer para passageiros quer para mercadorias), mas sim o TGV.
Depois de dezenas de anos ate a actualidade não seria mais logico estar a discutir uma nova ponte de ligação via Ferrea a Espanha em vez duma acção preventiva e de conservação desta ponte" actual?
Mudam-se os governos e passam os anos, mantém-se a velha sabedoria Portuguesa.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO