sábado, 7 de abril de 2012

ICDS12 - DURABLE STRUCTURES: from construction to rehabilitation*

Ainda que a corrosão do aço e do betão armado seja o processo de deterioração mais comum das infraestruturas que integram o património construído, outros processos de deterioração e, em particular, as reações expansivas internas no betão são cada vez mais frequentes, podendo induzir riscos estruturais e funcionais além de prejudicar a estética das obras de engenharia civil. O ambiente marítimo acelera não só a corrosão como a maioria dos processos de deterioração dos materiais de construção.

Na atual conjuntura económica, os gestores dos empreendimentos são particularmente confrontados com graves restrições orçamentais relativamente à gestão e conservação das suas estruturas, acrescendo ainda que em muitos casos não dispõem das ferramentas necessárias à otimização dos recursos à sua disposição. Para abordar de forma adequada estas questões, é necessário diagnosticar corretamente os processos de deterioração, avaliar as suas consequências estruturais, decidir o momento mais apropriado para a sua reparação/reabilitação e selecionar os sistemas que permitam otimizar os custos da conservação, tendo em conta todo o ciclo de vida útil das estruturas.
Todos estes temas e ainda as questões de sustentabilidade associadas às atividades da construção, como a preservação dos recursos naturais e a minimização das emissões de CO2, serão igualmente abordados nesta conferência, de acordo com os seguintes temas:

• Durabilidade dos materiais de construção
• Processos de deterioração e modelação
• Ação ambiental e previsão do tempo de vida útil das estruturas
• Técnicas de ensaio e diagnóstico
• Tratamentos do betão e métodos de reparação
• Métodos de proteção do aço
• Sistemas de reparação e proteção sustentáveis e inovadores
• Betão sustentável (p.ex., utilizando resíduos e materiais reciclados)
• Gestão das estruturas, monitorização, fiabilidade e segurança estrutural
• Casos de estudo

Em complemento ao programa técnico da ICDS12 vão também realizar-se no LNEC,
nos dias 29 e 30 de maio, os seguintes eventos:

Curso “Técnicas de ensaio para a inspeção de estruturas”: com componente teórica e experimental lecionadas por especialistas.

Workshop DURATINET: apresentação dos resultados da rede DURATINET, em particular, do Guia Técnico com recomendações sobre reparação de estruturas em betão e em aço.

*Nome original do evento










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO