domingo, 8 de janeiro de 2012

Index Newspaper

Existem já no mercado várias revistas especializadas dedicadas à arquitectura, entre elas o próprio JA – o Jornal dos Arquitectos publicado trimestralmente pela Ordem dos Arquitectos – e uma série de outros títulos mais ou menos originais, de cariz mais técnico ou conceptual, mais dedicadas a nomes desconhecidos ou aos consagrados, mais preenchidas por imagens, por texto, desenhos ou publicidade… Este pode ser um público restrito, mas é sem dúvida ávido de imagens e de informação.

No passado Sábado foi lançada uma nova revista de arquitectura: a Index Newspaper, que pretende afirmar-se pela diferença, começando pelo carácter informal das suas páginas, impressas em papel de jornal – facto que evidencia a primazia do conteúdo sobre a embalagem e que permite que a revista chegue às bancas ao razoável preço de 3,5€.

Amélia Brandão Costa e Rodrigo da Costa Lima, dois arquitectos do Porto, juntaram-se para dar forma a esta publicação bilingue trimestral que ambiciona por toda a gente a falar de arquitectura. Cada número apresenta-nos um ilustrador diferente para a capa, uma entrevista, um atelier, um conjunto de projectos e um ensaio. Cada lançamento servirá também de pretexto a um evento onde se pretende falar sobre arquitectura em espaços pouco convencionais.
O salão de bilhares do Café Ceuta, no Porto, nunca se imaginara tão cheio de arquitectos e estudantes de arquitectura. Este foi o espaço escolhido para o lançamento do primeiro número da revista e no passado Sábado, dia 7, a partir das 14h, as mesas de bilhar foram transformadas em espaços de exposição e foi assim, num ambiente informal a meia-luz, que a conversa com o arquitecto suíço Valerio Olgiati, anunciada para as 18h, se foi desenrolando. O som não chegava límpido a todos os cantos da sala, mas as questões pertinentes foram-se sucedendo a bom ritmo.
Os editores não escondem a paixão e o gosto pessoal que os move em direcção a este novo desafio, que lhes permite distanciarem-se do trabalho de gabinete em direcção a novas abordagens à própria arquitectura.

É caso para dizer que, mesmo entre as várias publicações especializadas em arquitectura já existentes, há sempre espaço para novas ideias – venham elas!

[créditos das imagens: Ana Pina]

---
Artigo escrito por Ana Pina, nascida no Porto em 1980. Formada em arquitectura pela FAUP desde 2004, divide agora as suas paixões entre a ilustração e a joalharia contemporânea. Colabora com o Engenharia e Construção desde Setembro de 2011.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO