terça-feira, 8 de novembro de 2011

4000 ateliers

No próximo Sábado, dia 12 de Novembro, entre as 15h e as 20h, vários ateliers de arquitectura da cidade do Porto estarão de portas abertas. O código postal de todos os ateliers situados na Baixa portuense começa por este número: 4000, daí que a posição geográfica tenha servido de nome de baptismo para um evento que se abre à cidade.

Este não é um conceito novo, mas é certamente inovador. 5 arquitectos que trabalham no Porto decidiram organizar um evento que ambiciona aproximar a arquitectura das pessoas – não propriamente dos profissionais da área, mas do cidadão comum que mantém certamente dúvidas ou ideias pré-concebidas acerca do trabalho real que um arquitecto desenvolve no seu gabinete – e que cresce a partir daí até à obra.
Espera-se que esta iniciativa sirva também para desmistificar a imagem do arquitecto, para apresentar projectos e ideias que se encontram em desenvolvimento, para fomentar o espírito de comunidade através da celebração da Arquitectura.

Se estes 20 ateliers - entre muitos outros - escolheram a Baixa do Porto para situar o seu local de trabalho, é também porque querem chamar a atenção para a recuperação de uma área da cidade que, depois de ser sucessivamente abandonada, tem ultimamente assistido aos esforços pela sua revitalização, mas tem ainda um longo caminho a percorrer no sentido da sua recuperação total – é preciso continuar a dinamizá-la com iniciativas como esta.

No Sábado será possível visitar estes espaços de trabalho em modo Open House e admirar a partir do seu interior as perspectivas que inspiram estes arquitectos a trabalhar diariamente por uma cidade melhor.

Que melhor pretexto para passear pelas ruas da Baixa num Sábado à tarde?
Vejam aqui o mapa e a lista de ateliers participantes e juntem-se também à festa no facebook.

Créditos das imagens: 4000 ateliers

---
Artigo escrito por Ana Pina, nascida no Porto em 1980. Formada em arquitectura pela FAUP desde 2004, divide agora as suas paixões entre a ilustração e a joalharia contemporânea. Colabora com o Engenharia e Construção desde Setembro do presente ano.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO