quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Kingdom Tower, o edifício mais alto do mundo [com imagens]

Lembram-se de falarmos no Burj Dubai (ou Burj Khalifa), o edifício mais alto do mundo? Pois bem, essa distinção tem os dias contados. Vai nascer um edifício de nome Kingdom Tower que vai arrasar o recorde do Burj Dubai em mais de 173 metros, sendo certo que terá mais do que 1000 metros de altura. O Kingdom Tower vai ser construído na cidade de Jeddah na Arábia Saudita e conta com o apoio do príncipe Alwaleed Bin Talal Bin Abdulaziz Alsaud, sobrinho do rei Abdullah da Arábia Saudita. Os pormenores do edificio foram revelados pelos arquitectos Adrian Smith e Gordon Gill, sendo que os mesmos já tinham estado ligados à construção do Burj Dubai.

A primeira fase da construção do complexo será a torre central, que será erguida num terreno de 5.300.000 metros quadrados no norte da cidade saudita. Só a torre custará 1,2 mil milhões de dólares norte-americanos, mas não se assuste já, o complexo todo, denominado Kingdom City, custará qualquer coisa como 20 mil milhões de dólares norte-americanos.

O Kingdom Tower terá 530.000 metros quadrados de área de construção. No que diz respeito aos acessos verticais, o edifício terá 12 escadas rolantes e um dos mais sofisticados sistemas de ascensores do mundo (59 elevadores no total). Demorará cerca de 12 minutos a ir do solo ao ponto mais alto do edifício. Os ascensores subirão e descerão a velocidades que chegarão aos 10 metros por segundo, ou seja, 36 quilómetros por hora.

Este edifício terá um hotel four seasons, apartamentos de luxo, escritórios e o mais alto observatório astronómico do mundo. Os árabes pretendem assim mostrar mais uma vez ao ocidente a sua visão e empreendedorismo, aspectos que sem dúvida não se podem desprezar.

A finalizar deixamos algumas imagens deste edifício que mesmo antes de ser construído já impressiona...










1 Comentário:

Unknown disse...

São feitos que demostram a capacidade dos Eng.ºs quanto a projectar obras de grande envergadura. Mas não nos esqueçamos o homem não cria nada. O maior criador é Deus.

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO