domingo, 24 de julho de 2011

Entrevista exclusiva ao Engenheiro Pedro Neto

O Instituto Reconstruir não é novidade para quem acompanha o nosso site e constitui um assunto de interesse relevante e mostra como a construção pode servir a comunidade e ser um exemplo a seguir por outros sectores da sociedade. Apresentamos agora uma entrevista exclusiva que o Engenheiro Pedro Neto do Instituto Reconstruir deu ao Engenharia e Construção.

Entrevista com o Engenheiro Pedro Neto, fundador do Instituto Reconstruir

1) Como surgiu o Projeto e Porque?

O Projeto Reconstruir surgiu em virtude do impacto da catástrofe que aconteceu no inicio deste ano-2011- na cidade Serrana do Rio de Janeiro- Teresópolis, e também devido ao meu filho (9 anos) ter sobrevivido a essa catástrofe, ele estava dormindo na casa de um amiguinho na Cascata do Imbui no dia do ocorrido. Essa foi uma forma de gratidão a Deus pelo nosso filho ter sobrevivido à catástrofe em Teresópolis-RJ.

2) Qual o objetivo do Projeto?

O projeto tem por objetivo promover a formação e capacitação de pessoas nos cursos de: Ajudante de Construção Civil, Pedreiro, Eletricista, Bombeiro Hidráulico, Carpinteiro, Armador, Montador de Estrutura e Pré Fabricado, Pintor, Soldador, Lixador, Introdução a Eletrônica Básica e outros cursos livres de capacitação profissional de curta duração. O curso é livre, gratuito e aberto a todas as pessoas maiores de 16 anos, residente e domiciliada no município de Teresópolis-RJ.

3) Qual a principal deficiência do Projeto?

Falta de um local fixo para centralizar os cursos num só lugar, hoje as aulas são ministradas nos espaços das empresas e instituições apoiadoras do projeto.

4) Quantos alunos compõem os cursos e quais são eles?

Hoje o total de alunos da segunda turma é 180 alunos, sendo 120 alunos da área da construção civil e 60 alunos do curso de instalações elétrica predial.

Na primeira turma foram 120 alunos sendo 60 na área da construção civil e 60 do curso de Instalações elétrica predial.

5) Qual a metodologia de ensino ?

A metodologia estabelecida para implantação inicial do projeto e para cumprir seus objetivos se resume nas seguintes etapas:

1. A implantação do projeto,

2. Parceria com empresas e apoiadores do projeto;

3. Captação de profissionais da área da construção civil para
lecionar aos alunos.

A implantação do projeto se dividiu em etapas, divulgação e matricula dos alunos, aulas teóricas e práticas para a primeira turma.

A parceria com empresas e apoiadores do projeto foi direcionada de forma para que as empresas parceiras possam obter retornos satisfatórios, podendo então se beneficiar da adoção das
práticas de responsabilidade social em seus negócios visando o desenvolvimento sustentável. (NBR 16000 ABNT 2004).

A capitação do profissional para ministrar aulas como voluntárias se deu através de convite ao mesmo conforme sua disponibilidade, levando em consideração o conhecimento e especialização de cada profissional e sua referencia no mercado.

Os cursos oferecidos serão ministrados por profissionais voluntários especializados nas áreas de conhecimento.

As aulas teóricas são ministradas dentro de uma Universidade que cedeu o espaço voluntariamente para melhor conforto dos alunos e também por ser uma área central facilitando o acesso aos alunos que vem de várias localidades da cidade que foram atingidas pela catástrofe.

As aulas práticas são realizadas dentro de espaço cedido por famílias carentes da cidade atingidas pela catástrofe onde a edificação que apresenta diversas patologias e necessitada de
reforma passando por uma triagem levando em consideração a necessidade da família e o os problemas de patologia a serem resolvidos. Dessa forma os alunos são divididos em módulos podendo assim aplicar todo o conhecimento adquirido nas aulas teóricas e ajudar uma família a ter melhores condições de vida impactando positivamente nos alunos, na família e no município.

O curso é de inteira responsabilidade do Instituto Reconstruir como do material distribuído para os alunos através das empresas parceiras e as que estão apoiando o projeto.

O projeto Reconstruir é voluntário, sem fins lucrativos onde os profissionais estão cedendo seu tempo e conhecimento para instrução das pessoas que necessitam retomar sua vida após a catástrofe ocorrida na cidade de Teresópolis.

O curso tem duração de 2 meses e meio e seu conteúdo programático tem as informações teóricas e práticas básicas para o aluno desenvolver o aprendizado e sua capacidade de interagir com
outros alunos, dando condições para o mesmo evoluir e iniciar uma nova atividade de trabalho.

Além das matérias especificas de cada curso esta inclusa a matéria de educação cívica e moral que abordará temas em forma de palestra por profissionais da área sobre a:

Dignidade da pessoa humana;

A liberdade;

Ame e será feliz.

A família.

A mulher;

Virtude e Vícios;

Comunicação interpessoal;

Eu e o Grupo numa nova etapa;

Que futuro?;

As regras do mercado e a concorrência;

Comportamento para prevenção das doenças;

Ética no trabalho;

Qualidade no trabalho.

6) Existe alguma certificado para os cursos?

Sim todos os cursos são fornecidos certificados do Instituto e das Instituições parceiras que ministram os módulos.

7) Na sua visão os objetivos do projeto estao sendo atendidos, e você pretende estender para outros lugares o Projeto?

Sim, 100% pois os alunos saem certificados e com informações técnicas de execução e de materiais atualizadas e buscam novas colocações no mercado de trabalho.
Sim, pois projeto pode ser implantado em outras cidades como em outros países junto a população carente que necessita de uma profissionalização como forma de inserção no mercado de trabalho. E o Projeto Reconstruir trabalha com capacitação e atualização da mão de obra para Construção Civil e Obras Onshore e Off Shore, que esta abandonada, observamos somente algumas instituições e empresas que oferecem cursos mais na maioria das vezes são pagos ou restrito a um grupo de empresas, ou para uma determinada obra.

8) Dentro da Construção civil, qual a é a grande falha?

Abandonar a mão de obra que executa sem fornecer cursos de capacitação e de reciclagem estamos em constantes mudanças no setor, hoje temos um avanço tecnológico de material, aplicação, ferramentas que a mão de obra necessita acompanhar essas inovações.

Nós engenheiros e detentores das informações atualizadas de materias e técnicas construtivas atendemos no varejo e erramos no atacado, porque estamos abandonando nossa mão de obra que esta na linha de frente a tempos e deixamos esses profissionais atuar no improviso e com o passar do tempo, esses profissionais vão se tornando operários “robôs”, cujo desempenho da função é feito de maneira desestimulada.

9) Fale um pouco sobre o Projeto fazendo uma ligação com a Construção Civil

O projeto Reconstruir busca resgatar a formação, capacitação e reciclagem de mão de obra para a construção civil para que os profissionais executem obras dentro das boas práticas da engenharia e não partindo do “achismo”.

Os profissionais na linha de frente que atuam na área da construção como de habito começam a trabalhar muito cedo para auxiliar no sustento de suas famílias, e, em sua maioria, abandonando os estudos e aprendendo algum ofício de maneira improvisada. E assim, seguem por toda a vida IMPROVISANDO.
O projeto Reconstruir atua nessa lacuna que foi deixada para Construção Civil, capacitando essa mão de obra dentro das prescrições normativas.

A construção civil necessita de mão de obra capacitada não somente de engenheiros mais profissionais da linha de frente também capacitados que entendam os avanços tecnológicos da
engenharia.

10) Como as pessoas podem se inscrever nos cursos?

As pessoas podem efetuar a pré inscrição por telefone 21-2644 8091 de segunda a sexta das 8hs as 12hs. Por email: projetoreconstruir2011@gmail.com

E podem acessar a informações pelo blog http://institutoreconstruir.blogspot.com/

E pelo twitter: @instreconstruir

Fonte: Assessora de Imprensa Gabriella Caldeirão - GSComunic Assessoria de Comunicação para a Construção Civil.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO