quinta-feira, 21 de abril de 2011

Parque Escolar avança independentemente da crise e do FMI

Na TSF, Sintra Nunes, presidente da empresa pública responsável pelo projecto de renovação do parque escolar, explicou que mantém a intenção de renovar 304 escolas secundárias, num investimento que ultrapassa os 2,4 mil milhões de euros.

Sintra Nunes referiu que este ano a empresa pública precisou de um financiamento de 350 milhões de euros, dinheiro que conseguiu obter junto do Banco Europeu de Investimento (BEI).

«Este projecto não sofre até ao momento os condicionalismos associados à falta de financiamento. Os empréstimos com o BEI são para projectos que tenham a ver com o desenvolvimento social dos países e, portanto têm juros bastante baixos», explicou.

«Neste momento temos garantido todo o financiamento do programa através do BEI, do PIDDAC e das verbas oriundas do plano de avaliação do território, associado ao QREN. Portanto, esta crise directamente não nos afecta», acrescentou Sintra Nunes.

O presidente da parque escolar respondeu ainda à crítica feita por Adalmiro Botelho, presidente da Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas, recusando a ideia de desperdício de verbas na renovação do parque escolar.

«O programa não pode ter excessos ou luxos. Mas é natural que por comparação com as obras e escolas que existiam, a qualidade hoje marque uma diferença significativa», justificou Sintra Nunes.

A título pessoal, Adalmiro Botelho denunciou, por exemplo, a instalação de três bares numa única escola ou a opção por escadarias em mármore, quando podem ser utilizados materiais mais baratos.

«As escolas não precisam de luxos, precisam de coisas práticas para funcionar. E vamos muito além do que é necessário. Não havia necessidade de irmos tão longe porque o país não suporta. Porque é que se há-de ter um campo de voleibol de praia? Porque é que se hão-de fazer escadas em marmóre e janelas todas corridas?», criticou Adalmiro Botelho.

Fonte: TSF










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO