segunda-feira, 25 de abril de 2011

Highbury Square, um exemplo a seguir

Com a mudança do Arsenal para o Estádio Emirate após 87 anos no Highbury, colocou-se a questão do que fazer ao seu antigo estádio. A ideia que foi levada adiante foi a de converter o estádio Highbury numa zona residencial sustentável. O estádio deu lugar ao Highbury Square, ou seja, converteu-se um estádio em 711 apartamentos. Em Outubro de 2005 começaram-se a vender os apartamentos e em Maio de 2006 já estavam vendidos todos os das bancadas Oeste, Este e Norte. A demolição do Highbury começou em 2006...

As bancadas e outros elementos foram demolidas, mas houve também partes do antigo estádio que se mantiveram. No que diz respeito às bancadas, a Norte e a Sul foram totalmente demolidas, enquanto que a Este e Oeste foram apenas parcialmente, mantendo-se as fachadas em Art Deco.

O relvado converteu-se num enorme jardim comunitário. Os residentes terão acesso a um parque de estacionamento subterrâneo assim como a um ginásio com piscina. De acordo com algumas notícias recentes da imprensa inglesa, o investimento de 150M de euros que o Arsenal fez na conversão do estádio está já recuperado, não se sabendo ainda em quando ficará o lucro.

Este empreendimento ganhou o Prémio Especial do Júri no IPIM devido às características arquitectónicas e de sustentabilidade que apresenta.

De seguida apresentamos algumas fotografias da construção e do empreendimento já construído. No final poderão assistir a um pequeno vídeo sobre o Highbury Square.
Talvez outros países pudessem aproveitar esta ideia... Em Portugal, por exemplo, os estádios do Euro 2004 que estão praticamente inutilizados podiam ser convertidos, se não num empreendimento deste género, noutro tipo de ideia que fosse de encontro às necessidades das pessoas da cidade na qual estão inseridos.










Seja o primeiro a comentar

Enviar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger

TOPO